Como fazer Pesquisa salarial

O mundo do trabalho tem se tornado cada vez mais diversificado e complexo, como conseguinte as carreiras também passam por transformações e é importante está atento a essas mudanças pois, elas influenciam diretamente o Plano de Carreira de sua empresa e desta forma, seu Plano de Cargos e Salários precisa esta condizente com as evoluções do mercado.

Ser uma empresa competitiva e de destaque no mercado e que adota remuneração atraentes, é o que toda organização deseja, não é mesmo? Para isso, é importante realizarmos uma Pesquisa Salarial que subsidie a Tabela Salarial de sua empresa, nessa pesquisa deve considerado diversos fatores, como:

Piso salarial: Cada cargo está vinculado a um Sindicato e Conselhos Regionais de Profissões que regularizam as atividades e estas estabelecem piso salariais e ajustes anuais, portanto, se informe dessas exigências.

Porte da empresa: Ao realizar a Pesquisa Salarial deve levar em consideração o porte sua empresa, se ela é pequeno, médio ou grande porte e assim orientar sua pesquisa também por esse filtro.

Região de atuação: Em sua pesquisa, busque informações da cidade e/ou estado em que sua empresa atua, considerando, que há diferenças significativas entre cada região, conforme as práticas e tendências de cada Estado ou Cidade.

Segmento da empresa: Considere também o tipo de negócio de sua empresa pois, alguns cargos podem se repetir entre as empresas, no entanto, o segmento, produto e/ou serviço que a empresa oferece pode diferenciar os salários. Essa diferença fica muito clara, por exemplo, quando vamos pesquisa salários de vendedores, conforme ramo de atividade da empresa as remunerações alteram bastante, inclusive, se tratando de vendas mais consultivas, algumas empresas adotam a nomenclatura do cargo como Consultores e Executivos de Vendas.

Nomenclatura do Cargo: Aproveitando o raciocínio do tópico anterior, outro fator que dever ser considerado em sua Pesquisa Salarial, são as nomenclaturas dos cargos, sendo importante entender o cargo como um todo e coletar dados condizentes com o cargo em questão. O mercado cresceu muito e com isso surgiu novas profissões e atualizações dos nomes dos cargos.

A Pesquisa Salarial pode ser realizada de duas formas, como pesquisa direta com os concorrentes ou online, através de plataformas especificas com informações de salários:

Pesquisa com Concorrentes: É importante compreendermos como são as práticas de remuneração de nossos concorrentes diretos e indiretos, tendo em vista que é uma forma de compreendermos se os salários praticados em minha empresa estão abaixo, na média ou acima do mercado. Porém, realizar Pesquisa Salarial com os concorrentes nem sempre é uma tarefa fácil, considerando que muitas empresas não aceitam participar por questões particulares, algumas possuem Políticas Internas que proíbem o compartilhamento de dados e, há também insegurança de compartilhar os dados. Por isso, indicamos que ao fazer convite para participar da pesquisa, evidencie e firme o compromisso do sigilo das informações que serão compartilhadas e os benefícios dessa parceria.

Pesquisa Online: As pesquisas online são mais fáceis de obter informações, no entanto, requer atenção quanto a confiabilidade dos dados recolhidos, por isso, fiquem atentos quanto as fontes escolhidas para fazer a pesquisa. Mas fique tranquilo(a), vamos deixar aqui algumas referências de sites para realizar sua Pesquisa Salarial, são eles:

Salariômetro: É um projeto da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas, que disponibiliza informações de salários praticados no mercado através dos dados de registro de empregado do Ministério do Trabalho, ou seja, são informações quentinhas e atualizadas sobre as remunerações praticadas no mercado.

Glassdoor: É uma plataforma de avaliação anônima, no qual funcionários e ex-funcionários podem pontuar as empresas e informar o salário do cargo que estes ocupam ou ocupavam na empresa. Desta forma, o site é alimentado constantemente com informações de práticas de remuneração. O site também informa o nível de confiabilidade da informação. Tudo que precisamos não é mesmo?

Trabalha Brasil: Essa plataforma foi desenvolvida pelo BNE – Banco Nacional de Empregos, para divulgação de vagas, como o site é constantemente alimentado com informações das vagas em aberto, as informações de salários são apuradas e o disponibilizadas, com dados de salários de pequena, média e grande empresas de diversos cargos.  Outras plataformas como Vagas, Catho, Indeed, Infojobs também atuam com essas ferramentas, mas também possuem suas próprias práticas e objetivos de comunicação.

Após recolher as informações de salários, é necessário tabular esses dados por meio de fórmulas, essa tabulação observa os padrões técnicos e estatísticos universalmente aceitos para esse tipo de trabalho, em que todos os salários informados são convertidos para a jornada praticada em cada empresa. O resultado da pesquisa salarial apresenta as medidas de tendências como a média aritmética ponderada (MAP), a mediana, o 1° e 3° quartis, além das informações do menor e maior salário praticados entre as empresas, sendo que:

Média:  É o valor da soma de todos os salários considerados dividido pela quantidade de informações.

1º Quartil:  É valor que separa as informações de tal forma que 75% dos salários considerados são superiores a este nível e 25% são inferiores a este nível.

Mediana: Corresponde ao valor que separa as informações de tal forma que 50% dos salários considerados são superiores a este nível e 50% são inferiores a este nível.

Quartil:  É valor que separa as informações de tal forma que 25% dos salários considerados são superiores a este nível e 75% dos valores são inferiores a este nível.

Percebeu como a Pesquisa Salarial é essencial para desenvolver o Plano de Cargos e Salários, não é mesmo? Apesar de complexa, é muito consistente e garante a confiabilidade dos dados, a Rosso Consultoria possui como uma de suas especialidades o desenvolvimento de Cargos e Salários, trabalhamos de forma estratégica e sistemática garantindo que sua empresa possua um Plano de Carreira atrativo e competitivo.

Quer saber mais sobre Plano de Cargos e Salários e como implantar essa ferramenta poderosa em sua empresa? Então vem com a gente! Clique aqui e fale conosco, nosso Time de Consultores irá te auxiliar.

Quer saber mais sobre Ferramentas de Gestão de Pessoas? Então clique aqui e fique por dentro de outros conteúdos para aprender e aplicar em sua empresa.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×