RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TI

Encontrar os candidatos que têm match ideal para as vagas é sempre um desafio. No entanto quando falarmos de vagas de TI fica um pouco mais difícil, nem todos os candidatos possuem experiência e conhecimento necessário. O mercado de tecnologia está muito aquecido e com os avanços tecnológicos, quem é especialista na área encontra oportunidades com mais facilidade. Segundo o IDC “A Indústria brasileira de TI é o 10° maior mercado do mundo e espera-se que até 2022 mais da metade da economia global seja baseada ou influenciada pelo digital.”

                É de suma importância que o RH atue de forma estratégica para encontrar os melhores candidatos e retê-los na organização. Alguns profissionais na área de TI são mais procurados, e por conta disso, são melhor remunerados. O crescimento pela busca desses profissionais se tornou ainda maior a partir de 2020, quando a pandemia da COVID-19 colaborou ainda mais com a grande busca por profissionais de TI no mercado, e as empresas passaram a adotar o modelo home office sendo possível encontrar excelentes profissionais em diversos estados.

                A contratação de desenvolvedores é uma atividade mais técnica e analítica do que outras contratações. É necessário considerar o perfil comportamental e técnico. E entender que cada área tem sua particularidade. E as empresas que não possuem uma equipe de recrutamento e seleção especializada em TI acabam demorando mais tempo para encontrar os profissionais certos.

                Antes de iniciar a divulgação da vaga é necessário que seja alinhado as informações da vaga com o gestor responsável, os cargos e funções de um profissional em TI possuem questões técnicas e isso pode acabar confundindo os recrutadores. Alinhe quais os requisitos realmente necessários para a vaga e os desejáveis. Não é necessário que se conheça a fundo a área, mas é importante saber sobre as linguagens e stacks, e quando e como são necessárias.

                Os profissionais da área de tecnologia precisam ter seus conhecimentos testados, ainda que o candidato tenha o perfil adequado a vaga e haja experiências relevantes. É importante que a equipe de tecnologia participe do processo seletivo e ajude o RH com as habilidades técnicas. A equipe técnica realizará os testes e avaliação de competência práticas da área. Deste modo, um trabalho em conjunto as duas áreas desenvolverão o processo seletivo e garantirão uma contratação mais assertiva.

                Os profissionais de TI estão cada vez mais requisitados, a maioria já estão empregados, e nem sempre estão em busca de novas oportunidades. É muito importante que o recrutador faça buscas ativas dos profissionais, e a sua abordagem deve ser diferenciada e atrativa. Mas ainda assim existem outros fatores que acabam afastando os candidatos como:

  • Descrição da vaga: é necessário descrever de forma clara as atividades e expectativas da empresa;
  • Incentivo: tenha um plano de carreira estruturado, uma remuneração e incentivos adequados. Os profissionais de TI estão em busca de desafios, crescimento e uma remuneração atrativa.
  • Autonomia: muitos estão em busca de autonomia para testar, errar e aprender durante o processo.
  • Ambiente: tenha um a ambiente de trabalho descontraído, colaborativo e que favoreça a criatividade e produtividade.
  • Tecnologia: possibilidade de trabalhar com novas tecnologias.

A marca do empregador é fundamental no processo de recrutamento e seleção, é importante ressaltar como é o ambiente de trabalho, o clima organizacional, a cultura e qual a proposta de valor para a carreira profissional.

É importante que as skills técnicas e comportamentais estejam bem alinhadas. Faça a busca dos candidatos nos lugares certos, divulgue em diferentes canais e peça indicações. Se conseguiu bons candidatos no seu recrutamento, é importante fornecer feedback em qual etapa do processo o candidato encontra-se, e quais são as próximas etapas. Os benefícios que o profissional de TI trará para sua empresa dependerá da qualidade do processo de recrutamento e seleção e das estratégias de retenção que a empresa segue.

Não tem equipe para recrutar?

Isso não é problema. A Rosso Consultoria tem ajudado diversas empresas a encontrar profissionais de TI qualificados. Ninguém deseja contratar um profissional fora do perfil desejado. Uma má contratação consome energia e tempo, para minimizar esses problemas, contrate um RH especializado em processos na área de TI para ajudá-lo. Contamos com um time de headhunters que encontrarão o profissional certo para sua empresa.

Referência:

Previsões da IDCO Brasil para 2021. Disponível em: <https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prLA47452221>. Acesso em: 15 nov. 2021.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×