Como fazer a Descrição de Cargos

Quando falamos de Gestão de Carreira logo pensamos em crescimento profissional, do caminho que temos que percorrer para alcançar uma promoção, falamos sobre os cargos que as pessoas podem assumir nas organizações e o nível hierárquico que elas podem ocupar. O que talvez não fique claro, é quais funções/atividades que cada cargo tem por responsabilidade, e é aqui que entra nosso tema de trabalho, as Descrições e Cargos.

A Descrição de Cargos, é uma etapa de suma importância para realizarmos uma Gestão de Carreira de forma eficiente, justa e atrativa, pois não se trata somente de descrever atividades, é também uma forma de apresentar quais conhecimentos e experiências necessárias para cada cargo e apontar seus desafios profissionais, seguindo a lógica do Plano de Cargos e Salários que realiza o posicionamento de cada cargo dentro das organizações. Vale lembrar que a Gestão de Carreira é uma ferramenta estratégica, capaz de estabelecer planos de desenvolvimento de cada profissional, além é claro de incentivar e motivar as pessoas em suas carreiras.

Nosso objetivo de hoje é te ensinar como fazer uma Descrição de Cargos como primeiro passo de uma Gestão de Carreira de sucesso, te auxiliando na estrutura dessa Descrição e como podemos organiza-la, segue o passo a passo:

Identificação: Essa é a parte do cabeçalho da descrição, no qual deve conter nome do cargo, CBO, setor e código do cargo, caso o tenha. Algumas empresas descrevem a liderança imediata, colocando o nome cargo que é responsável pela gestão.

Descrição sumária: Esta é composto pela citação das tarefas em geral.

Descrição detalhada: Aqui organizamos a descrição por blocos de tarefa e assim descrevemos as subtarefas de cada bloco.

Posição de Carreira: É possível descrever qual a posição de carreira de cada cargo, destacando o cargo atual e informando cargos anteriores e superiores que eles podem assumir ao longo de sua carreira na empresa.

Requisitos do Cargo: Descrevemos também os requisitos necessários para cada cargo, separando-os em mínimos, que são os obrigatórios, e desejáveis, sendo esses os requisitos interessantes para cargo e que deveram ser desenvolvidos ao assumir o cargo. É necessário descrever os requisitos de formação, experiência, conhecimentos, que são as atividades dos cargos, e habilidades que são as competências necessárias para realizar as atividades.

Existem três metodologias para descrever e analisar cargos, são elas:

Entrevista: consiste na coleta de dados em conversa com o ocupante, que é encorajado a falar sobre o seu cargo focando as tarefas, requisitos, responsabilidades, desafios, esforço demandado e condições de trabalho. Sua principal vantagem é a possibilidade de corrigir de imediato uma compreensão incorreta, caso ocorra. Contudo, caracteriza-se por ser um método caro e um tanto moroso.

Questionário: é um método ágil, que compreende o preenchimento pelo ocupante de um formulário com questões padronizadas que exploram as tarefas do cargo, suas responsabilidades, desafios, requisitos e condições de ocupação. Tem como dificuldade a possibilidade de ocorrência de entendimento incorreto por parte do respondente e, com isso, o preenchimento incorreto do formulário, levando a inconsistência das atividades relatadas.

Observação Local:  é um método menos sofisticado de análise de cargos. É utilizado para cargos cujas tarefas envolvam operações manuais ou tarefas simples e repetitivas, ou seja, quando as tarefas que compõem o cargo podem ser descritas e especificadas a partir da simples observação do funcionário trabalhando. Em geral, é utilizado para cargos do grupo operacional. Como qualquer outro, esse método tem vantagens e desvantagens. É um método em que a execução das tarefas é observada no local de trabalho, permitindo a sua visualização para melhor compreensão; contudo, ocorre a dificuldade de observação das tarefas periódicas e/ou eventuais do cargo, além de, em alguns casos, causar um certo constrangimento.

O primeiro passo foi dado, agora que você já sabe como fazer uma Descrição de Cargo e a Rosso Consultoria pode te ajudar nesse trabalho! Somos especialistas em Gestão de Pessoas e o sucesso do seu time pessoal está ao alcance de um Clique para falar conosco. Vem com a Rosso, nosso Time de Consultores irá te auxiliar.

Quer saber mais sobre Gestão de Pessoas? Então clique aqui e fique por dentro de outros conteúdos para aprender e aplicar em sua empresa.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×