A importância de desenvolver o Plano de Cargos e Salários em sua Empresa

Sabemos da importância do trabalho na vida pessoas, é um dos processos fundamentais da sociedade, capaz de estruturar e promover identificação nas pessoas, que associam a uma profissão e assim desenvolvem suas carreiras. O trabalho acontece também por meio das mudanças sociais, econômicas e culturais de cada período de nossa sociedade.

Seguindo esse pensamento, é notório como mercado de trabalho mudou e muda a cada dia, é um mercado rápido e com alta exigência de inovação, com os avanços da tecnologia é necessário estar sempre a frente de seu tempo, como conseguinte, há uma alta competitividade entre empresas e profissionais e é importante está atento a essas mudanças como forma de se manter e crescer nesse mercado.

Essas mudanças influenciam diretamente a forma como as carreiras são desenvolvidas nas organizações, essa não depende mais somente das empresas, hoje, os profissionais são os próprios empreendedores de suas carreiras, assumem o papel de autogerenciar e autodesenvolver o seu percurso profissional. Diante dessas mudanças do mercado, ter uma Gestão de Carreira é essencial para as organizações, uma estratégia de crescimento do negócio.

Oliveira (2018), em seu livro “Como elaborar um plano de carreira para ser um profissional bem-sucedido”, destaca que entre os objetivos do Plano de Carreira está o conectar conhecimentos, favorecer ajustes no plano profissional, além é claro de oferecer segurança através de um direcionamento profissional pois, propicia discussões sobre os benefícios e vantagens de uma Gestão de Carreira.

Pensando nisso, a Gestão de Carreira tem como objetivo e vantagem principal, interligar a Gestão de Pessoas e Carreira às estratégias da empresa, considerando que são as pessoas que promovem os resultados e crescimento da organização, vincular a Gestão de Pessoas e Carreira ao Planejamento Estratégico, não é somente o melhor negócio, é a garantia do Sucesso.

A Gestão de Carreira segue também o Plano de Cargos e Salários, sendo um processo interno das organizações, a carreira se estrutura por meio de cargos e funções no qual os profissionais podem assumir ao longo de seu percurso nas empresas. Dutra (2019), enfatiza que ao assumir novas funções e/ou atividades, os profissionais crescem como pessoa e se tornam capazes de agregar valor ao trabalho em que estes tem por responsabilidade, uma ferramenta estratégica, capaz de estabelecer planos de desenvolvimento de cada profissional, além é claro de incentivar e motivar as pessoas em suas carreiras, promovendo competitividade entre os colaboradores e resultados mais satisfatório, já que todos estarão interessados em entregar o melhor de seu trabalho.

O Plano de Cargos e Salários é composto por diversas etapas que se complementam, começando pela Descrição de Cargos, em seguida realiza-se a Classificação de Cargos, a Pesquisa Salarial e concluímos com o desenvolvimento da Tabela Salarial, que é a união de todas essas etapas. Você encontra conteúdos exclusivos dessas ferramentas em nosso site.

Vale lembrar que ao implantar o Plano de Cargos e Salários em sua empresa, é necessário criar também a Política do Plano de Cargos e Salários. Essa política visa criar uma sistemática geral, neutralizando eventuais discriminações salariais entre colaboradores, estabelecer padrões de remuneração a todos os colaboradores, compatível com as atribuições e as condições do mercado de trabalho, manter as despesas salariais dentro de parâmetros prefixados de forma a permitir seu acompanhamento e controle, gerar procedimentos de avaliação, reconhecimento da contribuição das pessoas e dos desempenhos diferenciados para a sustentação e melhoria de resultados e estimular o autodesenvolvimento e motivação dos colaboradores, mantendo-os informados sobre o plano de carreira, e os meios necessários para a obtenção dos resultados, de uma forma clara e transparente para todos.

Uma outra dica valiosa, é que implemente junto a Plano de Cargos e Salários, a Avaliação de Desempenho para mensurar o nível de entrega e preparo de cada profissional. Lembrando que a Avaliação de Desempenho não tem por objetivo apenas a promoção de cargo, mas sim, que ela pode ser usada como suporte nas decisões de promoções. Tendo em vista que a Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas de Gestão do Desempenho, que deve esta interligada com os objetivos e estratégias da empresa.

A Rosso Consultoria é especialista em desenvolver Plano de Cargos e Salários, a mais de 10 anos ajudamos empresas a construírem times de alta performance, utilizamos de metodologias e estratégias consistentes e aplicáveis para que sua empresa obtenha grandes resultados através das melhores práticas de Gestão de Pessoas. Quer saber mais? Então vem com a gente! Clique aqui e fale conosco, nosso Time de Consultores irá te auxiliar.

Quer saber mais sobre Ferramentas de Gestão de Pessoas? Então clique aqui e fique por dentro de outros conteúdos para aprender e aplicar em sua empresa.

REFERÊNCIAS

DUTRA, J. S. Desenvolvimento das pessoas na carreira. In: DUTRA, J. S. Gestão de carreiras: a pessoa, a organização e as oportunidades. São Paulo: Atlas, 2019. p. 3-26. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597012958/cfi/6/10!/4/4/6@0:0. Acesso em: 17 out. 2021.

OLIVEIRA, D. de P.r. Como elaborar um plano de carreira para ser um profissional bem-sucedido. São Paulo: Atlas.2018. p.19.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×